Pesquisar este blog

sábado, 24 de abril de 2010

TELEMARKETING

Quem nunca atendeu uma ligação com aquela voz "suave e delicada" procurando pelo Sr. "Fulano de Tal" para oferecer uma grande oportunidade por um preço e/ou condição especial, única e por tempo limitado??
Brincadeiras a parte, o telemarketing representa uma ferramenta disponível ao administrador, relacionada ao marketing auxiliando no aspecto de comunicação e divulgação de produtos ou serviços e ainda, ao relacionamento com consumidores e clientes.

O telefone tornou-se uma significativa opção comercial, que possibilita a interação entre a empresa e o cliente. Sendo assim destacamos a importância do telemarketing como ferramenta da comunicação, considerando a eficácia de sua persuasão em um sistema de vendas e de relacionamento direto entre cliente e empresa.

Pontos marcantes na história :
* 1976 - o escocês Alexander Graham Bell registrou a patente de seu invento: um aparelho rudimentar para transmitir mensagens sonoras.
* Um ano após, em Boston, foi criada a primeira companhia telefônica do mundo.
* Poucos anos após a invenção do telefone, um padeiro norte-americano percebeu seu potencial, e no ano de 1980, já mantinha um cadastro com 180 clientes a quem oferecia regularmente, via telefone, seus produtos.
* Em 1928, George Frederyck reuniu e publicou um estudo das experiências com marketing telefônico que acompanhara desde 1918.
*Na década de 1940, já os anúncios publicados em revistas e jornais traziam números telefônicos para que os consumidores pudessem entrar em contato com a empresa.

Iniciou-se desta maneira, um canal direto de atendimento pelo qual seria possível comprar, consultar ou fazer reclamações. Para as empresas, a telefonia tornou-se um aliado na estratégia empresarial.
*Pai do telemarketing - Murray Roman, na década de 1960 cria o primeiro programa de telemarketing para venda de assinaturas da revista Saturday Review é considerado como "pai" do telemarketing.

Em 1970, a Ford Motor Company contrata 15 mil donas de casa que realizam 20 milhões de ligações, com objetivo de identificar compradores potenciais de um automóvel.

No Brasil:
* o primeiro telefone foi instalado em 1877. Em 1956, o presidente JK nacionaliza a companhia telefônica; ano de 1965, criada a Embratel. No ano de 1991, chega a telefonia celular, que teve sua expansão em 1993. Em 1997 é criada a Anatel e, em 1998 há a privatização das telecomunicações.

Após a chegada dos computadores, a tecnologia tornou-se uma aliada do telemarketing, possibilitando maior interação com o banco de dados.
Com a expansão dos serviços de internet, a partir do final da década de 90, o telemarketing ampliou suas áreas de atuação, operando nas funções de SAC, 0800, pesquisa, cobrança, suporte técnico, agendamento de visitas para vendedores, pós-venda e retenção.


Um comentário:

  1. Como sou seu seguidor gostaria de sugerir que atualisasse as matérias semanalmente, para que nós futuros administradores possamos usufruir deste espaço.....
    Rogério

    ResponderExcluir

Seguidores