Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Idade escolar



Qual a idade ideal para começar a freqüentar a escola?
Talvez não exista idade certa, mas qual será o impacto na mente das crianças a partir do momento que passam a ter compromissos diários, rotina de ir ao mesmo lugar e passar um período do dia convivendo com pessoas que não seus familiares.
São avaliações e questionamentos que surgem a partir da nova determinação que institui o nono ano, ampliando o tempo de ensino fundamental para nossos estudantes.
Por outro lado, as crianças aprendem cada vez mais rápido, com o convívio cada vez mais precoce, com as tecnologias disponíveis. Atualmente, uma criança de mais ou menos três anos já consegue dar seus primeiros “clics” se colocada perto de uma pessoa que esteja mexendo no computador. O poder de assimilação é tamanho, que estas crianças parecem até nascer sabendo (risos).
Como já manifesto a própria televisão é fonte de informação e formação intelectual e porque não emocional de nossos “baixinhos”. Devido a isso então, torna-se compreensível a idéia de estar desde cedo em uma escola para que o aprendizado seja desenvolvido e dirigido de maneira adequada para estes indivíduos.
   Além destas considerações, de acordo com Donald L. Kirkpatrick e James D. Kirkpatrick, no seu livro Transformando Conhecimento em Comportamento (2005), para obtenção dessa transformação temos que acoplar ao conhecimento o treinamento, ou seja, treinar a colocar em prática o conhecimento adquirido, se referindo ao fato de que nada vale o conhecimento se ele não for transformado em comportamento.
Assim, espera-se como resposta a estas mudanças, considera-se que crianças que aprendem, adquirem conhecimento mais cedo poderão desenvolver e colocar em prática tudo isso em prol de benefícios para o desenvolvimento social, cultural e econômico de nosso meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores