Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

TV - FORMA, INFORMA OU DEFORMA?

Qual o papel da tv e outras mídias na formação do índividuo? Você já se fez este questionamento?
Filósofos, pensadores e outros tantos "entendidos" deram suas contribuições à respeito da forma com que meios de comunicação ou até mesmo a própria sociedade atua na formação e desenvolvimento do caráter humano.

  • "Recebemos três educações diferentes: a dos nossos pais, a dos nossos mestres e a do mundo. O que aprendemos nesta última, destrói todas as ideias das duas primeiras" Barão de Montesquieu

  • "O homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe." Jean Jacques Rosseau


  • Dessa forma, qual será o papel desempenhado pela tv em nossa sociedade: formação, informação ou deformação?
    A informação compõem o verdadeiro diferencial deste século. Através desta concepção pode-se dizer que é através dela que o individuo escolhe onde quer chegar. Assim, a informação torna-se fundamental para formação pessoal e profissional do ser. Agora, você pode se perguntar onde encaixar então a deformação. A resposta: Quando não há limites seja no convivio, no acesso de informações, no meio de obtenção de qualquer coisa que seja chegamos ou melhor, perdemos o foco e a mente fica a deriva, podendo, então, assimilar qualquer dado lançado ao vento como uma fonte de informação.
    Sendo assim, a tv pode e deve ser encarada como uma fonte de informação inclusive, como uma importante formadora de opinião; da mesma forma, que ao favorecer e divulgar escândalos que banalizam muitas vezes a existência humana, acabam deformando o pensamento humano.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Seguidores