Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de outubro de 2010

NAÇÃO E GLOBALIZAÇÃO: O BRASIL E SUA ATUAÇÃO NO MUNDO GLOBALIZADO (2009)

O processo designado Globalização provocou e provoca modificações na sociedade. As Nações, sendo resultante de um processo social, um produto do meio, acompanham estás mudanças. Neste contexto como fica o nosso país?

Nos textos de **Octavio Lanni e ***Luciano G. Coutinho acompanhamos algumas considerações a respeito e podemos analisar.
Submersos em seus processos de formação política, econômica, cultural e política os países se encontram em um tempo regido por transformações repentinas que fizeram com que o seu desenvolvimento fosse acelerado para acompanhar as tendências globais.
Nesta fase de drásticas mudanças, podemos ser objetivos mencionando as diferenças que se sobressaem ainda mais em meio a internacionalização das nações:os ricos continuam ricos e dominantes em quanto os mais pobres ainda ocupam o mesmo posto.
Em meio a isso podemos nos questionar sobre as então classificações que hoje ainda existem e apontam o Brasil como um país a caminho do desenvolvimento, isto é, entre subdesenvolvido e desenvolvido
Analisando este contexto, pode-se dizer que além do processo de globalização que trás o desenvolvimento, mas não nos trouxe consigo o planejamento das nações pode-se dizer que o que difere as nações mais do que nunca é o capital que nela detém.

Conclui-se que a industrialização, a tecnologia e o capital impulsionam os países desenvolvidos.
No Brasil, que chega ao desenvolvimento ainda de forma lenta e tardia, pode-se dizer que há uma falta de direção, um foco, um planejamento para que a industrialização ganhe proporções maiores e assim como nos demais países, e neste contexto podemos citar países da Europa e a China, enquanto nação possa ganhar força e desocupar o posto de fragilidade ocupando assim a posição de destaque que lhe é devida.

** Octavio Ianni - Fez parte da chamada "Escola Paulista de Sociologia", cuja principal referência é Florestan Fernandes.Na década de 1990, sua pesquisa se focou mais na crítica à nova ordem global. Foi um dos sociólogos mais influentes do Brasil. Biografia: entre suas obras estão o livro Teorias da Globalização, 1996 e Enigmas da modernidade-mundo, 2000

*** Luciano G. Coutinho - Livros relacionados: Globalização e integração das Américas
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores